Leite anuncia Claudio Coutinho como novo presidente do Banrisul

Economista disse que irá direcionar o foco das áreas de financiamento e investimento para o crescimento do RS

Governador anuncia Claudio Coutinho como novo presidente do Banrisul. Foto: Carlos Machado/Rádio Guaíba

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou na manhã desta quinta-feira o nome de Claudio Coutinho como novo presidente do Banrisul. Formado em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e em Engenharia Civil pela Universidade Federal do RJ, Coutinho já foi diretor das áreas de Crédito e Financeira e Internacional do BNDES.

O economista também já atuou em instituições privadas. Ele foi criador e CEO do Banco CR2 de Investimentos S.A e diretor do Banco BBM S.A. Durante a apresentação do novo integrante da administração estadual, Leite destacou que o novo presidente do Banrisul alia conhecimento das áreas privada e pública.

Claudio Coutinho é mais um integrante do governo de Eduardo Leite que vem de fora do Rio Grande do Sul. Além dele, os secretários da Fazenda, Marco Aurelio Santos Cardoso, e do Planejamento, Leany Lemos, não são gaúchos.

O economista disse que tem como função buscar uma expressão maior para os setores do agronegócio e de infraestrutura no Estado. Ele declarou que irá direcionar o foco das áreas de financiamento e investimento para o crescimento do Rio Grande do Sul.

Após a apresentação do novo presidente do Banrisul, o governador foi questionado sobre as tratativas para o RS aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) da União. Eduardo Leite disse que está negociando com a Secretaria do Tesouro Nacional para que receitas oriundas da venda das ações “sem entrega do controle acionário sejam consideradas para efeito de receitas dentro do RRF”.