Bocca chiusa ou… em boca fechada não entra mosca!

"Este jornal vai ser feito para toda a massa, não para determinados indivíduos de uma facção". Foto: Arquivo CP

Bocca chiusa é um termo em italiano, que significa cantar com a boca fechada. É uma técnica usada para o “aquecimento vocal”, cantando-se as denominadas vocalizes diatônicas em acompanhamento com um teclado ou piano, que toca a melodia da vocalize, sendo que o cantor ou coralista por sua vez, a reproduz. Caracteriza-se por cantar com a boca fechada transferindo a ressonância para a região nasal.

Mas aí que me refiro! Em boca fechada não entra mosca!

Acontece que, muitas vezes, deturpam a nossa fala e até torcem contra nossas conquistas. Bico calado! Só conte, quando muito, o estritamente necessário. Nem sempre é bom abrir-se e contar como nos sentimos a qualquer pessoa pela volta. Tristes, chateados, nem conseguimos esconder pela expressão do rosto quando não estamos bem. Isso é um “abraço” para os “abutres de plantão”. Alguns indagam sobre nossa vida com o intuito de obter munição a ser usada de forma distorcida e cruel. Da mesma forma, outros nem pensam em ajudar, apenas curiosa e enxeridamente vivem se metendo onde não são chamados.

Colocar para fora o que engasga pode ser muito benéfico, uma vez que, à medida que expomos o que incomoda, é como se dividíssemos o peso, que sai um pouco de nossas costas. Cuidado, pois pode haver quem nunca fará bom uso do que souber a respeito de alguém.

Acontece que tem muita gente incapaz de guardar segredo e, pior ainda, deturpam o que sabem e transmitem aquilo de uma forma negativa para simplesmente manchar a imagem do outro. Jamais teremos certeza absoluta sobre todo mundo, sobre as reais intenções de quem se aproxima de nós, porque é preciso muito tempo para conhecer minimamente alguém.

O sentimentos são preciosos, são tesouros, que não merecem ser violados pela maldade e pela falsidade de quem não sabe fazer nada mais do que destruir tudo o que toca. E tem muita gente torcendo contra nossas conquistas. Não conte às pessoas mais do que elas precisam saber, pois a maioria delas não tem que saber nada sobre nós.

Pois vale o velho ditado: “Em boca fechada não entra mosca!” ou “boca chiusa”- porque de carancho o mundo anda cheio e de invejosos nem se fala!!!