Parte de árvore de grande porte cai no bairro Independência

Síndico de prédio garante que comunicou Prefeitura sobre o risco há dois meses

Foto: Mauro Schaefer/CP

Um dia após o temporal que atingiu Porto Alegre, a cidade ainda sente os rescaldos dos cerca de 40 minutos de chuva que caíram ontem. No fim da tarde desta terça-feira, parte de uma árvore caiu na rua 24 de Outubro, bairro Independência.

A queda do galho, de grande porte, ocorreu perto das 17h40min, horário que costuma registrar movimento intenso na região. Apesar disso, ninguém ficou ferido e nenhum carro chegou a ser atingido. De acordo com o síndico do prédio Batovi, Eduardo Zanette, os primeiros sinais de queda foram sentidos ainda na segunda. “Ontem, com o temporal, a árvore terminou rachando, e hoje durante o dia o pessoal da vizinhança ouviu ela ‘estralando’”, relata.

Na avaliação de Zanette, a ventania de ontem deixou a estrutura frágil, mesmo com o vento moderado registrado hoje. De acordo com ele, os riscos já tinham sido comunicados à Prefeitura “há dois meses”, mas nada havia sido feito.

A queda ocorreu no mesmo dia em que o prefeito Nelson Marchezan Júnior sancionou lei que permite aos cidadãos contratarem corte e poda de árvores, sem necessidade de aguardar o poder público. A lei, proposta pelo vereador Moisés Barboza (PSDB), prevê a manutenção das funções de fiscalização das secretarias, mas agiliza o processo em função da demanda reprimida.

Entre 2015 e 2018, o município ficou sem contrato com empresa terceirizada para se responsabilizar pelo corte de árvores. Ao longo do ano passado, as equipes da Secretaria do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smam) atuaram apenas em casos de emergência.

Segundo os números do poder público, Porto Alegre conta hoje com 1 milhão de árvores, e 7,5 mil pedidos de corte ou poda. Em agosto de 2013 um homem morreu em razão da queda uma árvore no Parque da Redenção. O vegetal de aproximadamente 20 metros desabou e ainda deixou duas pessoas feridas.