RGE registra 280 mil clientes sem luz no Interior gaúcho

Regiões mais castigadas pelo temporal foram Canoas, Vale do Taquari, Central, Vale dos Sinos e Vale do Rio Pardo

Foto: Leonardo Ineu / Especial / CP

A concessionária RGE informou quem chega a 280 mil o número de clientes sem luz na área de concessão da empresa, em função do temporal com vento forte que atingiu o Rio Grande do Sul.

Equipes próprias e contratadas fazem a recomposição da rede a fim de que a energia seja restabelecida no menor tempo possível. A empresa admite que, devido à complexidade e ao grande volume de ocorrências, não é possível prever um prazo para normalização.

As regiões mais castigadas pelo temporal foram Canoas, Vale do Taquari, Central, Vale dos Sinos e Vale do Rio Pardo.

Estragos pelo Interior

Chuva e vento deixaram rastro de estragos em regiões como a Central e a da Fronteira Oeste. Em São Sepé, um balanço inicial da Defesa Civil apontou cerca de 80 casas destelhadas até a noite de hoje. A Prefeitura distribuiu lonas às famílias. Árvores tombaram na Praça das Mercês, o que também ocorreu na BR 392, no acesso à cidade. Parte do município está sem energia elétrica.

Em Cacequi, a ventania destelhou residências no Centro e na vila Álvaro Leitão, e árvores tombaram no bairro Novo e no interior do município. A Prefeitura distribuiu lonas para quem ficou prejudicado pelo mau tempo. Em São Vicente do Sul, também na região Central, o vento derrubou duas árvores na BR 287 e houve registro de falta de luz.

O trânsito ficou prejudicado na BR 287, em Santa Maria, e em algumas avenidas da área urbana, em razão do volume de água na pista. Apesar da chuva torrencial, com duração de 50 minutos, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não registraram nenhuma saída.

Já na Fronteira Oeste, os estragos foram maiores em Alegrete, onde o temporal durou cerca de duas horas. Segundo o sargento do Corpo de Bombeiros Adão Rodrigues, um poste com transformador tombou na rua Santana, no bairro Promorar, interrompendo o fornecimento de energia elétrica no entorno. Em pontos isolados, houve alagamentos e queda de galhos de árvores. Postes ficaram danificados e casas perderam a cobertura.

Na cidade vizinha de Manoel Viana, houve interrupção parcial do fornecimento de luz por causa do temporal. Em Uruguaiana, a chuva somou 46 milímetros em três horas e causou alagamentos de forma isolada.