Após vistoria de engenheiros, Prefeitura da Capital recebe laudo técnico do Terminal Triângulo

Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) tem 10 dias para fazer a validação técnica do material

Terminal está destelhado desde 2014,/ Foto: Jéssica Moraes./ Rádio Guaíba.

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) recebeu na última sexta-feira o laudo técnico após a vistoria executada por engenheiros contratados pelo Grupo Zaffari no Terminal Triângulo, na zona Norte de Porto Alegre. O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 25 de janeiro e traz um mapeamento dos problemas apresentados na estrutura da cobertura.

A partir de agora, a Secretaria tem 10 dias para validação técnica do material. Após a aprovação do laudo, a primeira etapa se encerra e iniciam os trâmites da segunda, que consiste na elaboração do projeto executivo para a recuperação das estruturas e fechamento do vão aberto, após a validação do escopo pela Secretaria.

A prefeitura e o Grupo Zaffari assinaram, no dia 15 de janeiro, um Termo de Conversão em Área Pública (TCAP) que vai permitir a reforma da cobertura do terminal como compromisso da empresa para que possa instalar um novo empreendimento na zona Norte da cidade. De acordo com o Decreto nº 18.431 de 22 de outubro de 2013, para a construção de empreendimento de grande porte (terreno maior que 3.000,00 m2), a empresa deve doar à prefeitura 20% da área, decorrente do parcelamento do solo, constante no Plano Diretor. Esta doação pode vir em forma de dinheiro ou conserto de um equipamento público.

O Terminal Triângulo está localizado na zona Norte de Porto Alegre, na Avenida Assis Brasil, próximo à bifurcação com a Avenida Baltazar de Oliveira Garcia. A área total é de aproximadamente 15 mil m² com cobertura em 7 mil m². É o mais importante terminal de ônibus urbano de Porto Alegre, dada as suas dimensões, volume de passageiros e importância para a rede de transporte coletivo da Região Metropolitana, pois atende usuários de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, além de Porto Alegre. Ao todo, 110 mil passageiros dia passam no local. Destes, até 45 mil realizam integração no terminal. Em média, são 950 ônibus diários, de 41 linhas urbanas e 200 linhas metropolitanas distintas.