Acidente com Boechat: irmão de piloto morreu em outro acidente aéreo

Helicóptero bateu contra morro, à noite, em 1998

O acidente que vitimou hoje o jornalista Ricardo Boechat, marcou uma infeliz coincidência. Há 21 anos, o piloto Ronaldo Quattrucci perdeu o irmão, Rogério, em uma situação parecida. Em 1998, ele morreu ao colidir o helicóptero que conduzia contra um morro em Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo. Os irmãos Ricardo Marques da Cruz e Leonardo Marques da Cruz, que eram tripulantes da aeronave, também foram a óbito.

Colega de profissão e amigo de Rogério, o comandante Hamilton Alves da Rocha, da Record TV, contou sobre o ocorrido com o irmão de Ronaldo. “Foi em 1998. Ele se chamava Rogério Quatrucci. Estava no helicóptero, voou e se chocou no Morro de Aldeia da Serra”, relembra Hamilton, que explica: “Era noite, com visibilidade ruim. Ele (Rogério) bateu no morro sem enxergá-lo”.

Piloto responsável pelo voo que trazia Boechat de Campinas para São Paulo, Ronaldo Quattrucci tinha 20 anos de experiência na função — tirou o brevê (documento que permite ao titular pilotar aeronaves) em 1999, um ano após a morte de Rogério.

Casado, ele era o dono da empresa RQ Helicópteros, com uma frota de três aparelhos que, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), não tinha autorização para fazer táxi aéreo.