Defesa Civil do RS encerra ajuda humanitária a municípios gaúchos atingidos pela chuva

Das 22 cidades que decretaram situação de emergência, 17 tiveram o pedido homologado

Foto: Governo do RS/Divulgação
A Defesa Civil do Estado informou que, a partir desta quinta-feira (07), considera-se encerrada a fase de ajuda humanitária relativa aos eventos climáticos adversos que atingiram a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul no mês de janeiro de 2019. Ao todo, 22 municípios decretaram situação de emergência. Desses, 17 tiveram o pedido homologado até o momento.

A partir de então, considera-se que os municípios em situação de emergência decorrentes dos últimos eventos climáticos adversos entram na fase de reconstrução, onde recursos materiais financeiros e privados, das três esferas da administração pública poderão ser empregados em cada localidade, de acordo com a disponibilidade. 

Durante o período de resposta à emergência, a Defesa Civil do Estado remeteu a municípios atingidos mais de 18 toneladas de alimentos e mais de 30 mil itens de primeira necessidade, como peças de vestuário, materiais de higiene e limpeza, eletrodomésticos, móveis e utensílios residenciais, entre outros. 

A fase de reconstrução será composta por um conjunto de ações integradas entre municípios, Estado e União, de acordo com os planos de trabalho já apresentados, ou em elaboração, por cada área atingida e com a disponibilidade de recursos materiais e financeiros disponíveis.