Após entrar no Podemos, Lasier Martins admite decepção com o PSD

Gaúcho vai ocupar a 2ª vice-presidência do Senado pelos próximos dois anos

Foto: Agência Senado / Divulgação

“Decepcionado e indignado”. Com essas palavras, o senador gaúcho Lasier Martins definiu o sentimento dele em relação ao PSD. O político gaúcho trocou de sigla na última terça-feira, quando se filiou ao Podemos. Em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, na tarde desta quinta-feira, Lasier afirmou que deixou o Partido Social Democrático pela falta de lealdade da legenda com as ideias e aspirações dele.

O gaúcho relatou que vinha pedindo uma definição sobre as indicações da legenda para a presidência de uma das Comissões do Senado e para a escolha do ocupante da vaga a que o partido tinha direito na Mesa Diretora. Segundo Lasier, as reuniões aconteciam, mas sempre para decidir outras questões.

“Eu passei a desconfiar e depois vim a descobrir que há dias já estava tudo acertado. O Sérgio Petecão, do Acre, seria o representante do PSD na Mesa na 1ª secretaria do Senado, que é por onde passam todos os recursos da Casa. Quando eu descobri que estava tudo acertado, eu disse que estava decepcionado e indignado com a panelinha do partido. E tivemos uma discussão e vi que não havia mais clima para permanecer. E aí, tive que sair. Não havia alternativa”, narrou o senador. Lasier ainda disse que integrantes da cúpula do PSD eram favoráveis à eleição de Renan Calheiros (MDB) para a presidência do Senado, o que acabou não acontecendo.

O Podemos é o terceiro partido de Lasier Martins em cerca de quatro anos de mandato. Antes de ingressar no PSD, ele era filiado ao PDT, partido pelo qual se elegeu, em 2014. “No PDT, que foi meu partido originário, eu fui obrigado a sair porque o presidente Carlos Lupi havia me comunicado que abriria processo contra mim e outros… porque nós votamos a favor do impeachment [da então presidente Dilma Roussef] e depois pela contenção de gastos [PEC do Teto, proposta pelo ex-presidente Michel Temer]. Então, saímos 5 senadores. Eu não saí, eu fui obrigado a sair”, informou.

Lasier x Renan

O gaúcho também falou sobre os conflitos entre ele e o senador alagoano Renan Calheiros, que pretendia voltar à presidência do Senado. Lasier Martins protagonizou as disputas que culminaram na desistência do emedebista da disputa.

Questionado sobre se teme ter Renan como inimigo, Lasier ironizou. “Tem algumas pessoas que me dizem: ‘Te cuida, que o homem é perigoso’. Mas o que eu vou fazer? Eu tenho que andar na rua, tenho que circular e trabalhar. Eu não acredito que ele seja capaz de alguma violência ou de algum crime”.

Nessa quarta-feira, o Senado elegeu os integrantes da Mesa Diretora. Pelo Podemos, Lasier ficou com a 2ª vice-presidência.