Toffoli decide por votação secreta no Senado

Presidente do STF atendeu a pedido feito por Solidariedade e MDB na madrugada deste sábado. Sessão que vai escolher novo presidente está marcada para as 11h

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / CP

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, determinou na madrugada deste sábado que a eleição para presidente do Senado seja feita por meio de votação secreta. A decisão atendeu a um pedido feito pelos partidos Solidariedade e MDB.

A sessão que vai definir o novo comando da Casa está agendada para as 11h após ter sido adiada na noite dessa sexta-feira, depois de bate-boca entre os senadores. Na decisão, Toffoli anulou a votação conduzida pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que definiu votação aberta para a eleição, e pediu que a comunicação da decisão seja feita ao senador José Maranhão (MDB-PB), que segundo o ministro do STF, presidirá os trabalhos na sessão de hoje.

O pedido foi analisado pelo ministro Dias Toffoli, porque está de plantão neste fim de semana no Supremo Tribunal Federal. A suspensão da sessão dessa sexta-feira foi proposta pelo senador Cid Gomes (PDT-CE) para tentar pôr fim à divergência em torno de quem deveria conduzir a reunião. A proposta foi aprovada em votação simbólica (sem contagem de votos).