Temporal deixa rastro de estragos nos vales do Rio Pardo e do Paranhana

Em Venâncio Aires e Parobé, árvores foram arrancadas ou quebraram ao meio com a força do vento

Foto: Bruno Pedry / Gazeta do Sul / CP

A chuva torrencial acompanhada de fortes ventos causou estragos na tarde desta sexta-feira em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Pelo menos oito casas tiveram problemas com destelhamento, quatro delas no bairro Várzea e as outras no Piratini, Margarida, Ana Nery e Senai. O temporal começou pouco antes das 16h30min e durou cerca de 15 minutos, atingindo também municípios próximos.

Além dos danos em casas em Santa Cruz do Sul, três árvores caíram na rua São José, uma delas na esquina com a Gaspar Bartholomay, e uma na rua Professor Ivo Rathke. Houve queda de galhos em diversas vias e em diversos pontos os moradores relataram falta de energia elétrica. Também houve pontos de alagamento no Centro, como na esquina das ruas 28 de Setembro com a Marechal Deodoro e na 28 de Setembro com a Ernesto Alves, e na BR 471.

O vento forte também causou novamente transtornos na RSC 287, na altura do pedágio de Venâncio Aires. No local, placas caíram e pelo menos três pinheiros quebraram ao meio. Na tarde dessa quinta, no mesmo local, uma árvore caiu sobre um veículo. Em Vila Arlindo, uma casa destelhou com a força do vento. O Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires entregou lonas aos moradores.

Taquara e Parobé também registraram danos

Outras cidades também foram afetadas pelas chuva forte. Em Taquara, um temporal de cerca de meia hora deixou três postes suspensos e alagou a rua Guilherme Lahm, que concentra lojas de comércio. Por cerca de 20 minutos, clientes ficaram ilhados dentro dos estabelecimentos aguardando a água baixar.

Na cidade de Parobé, algumas árvores foram arrancadas com a força do vento e uma lancheria, localizada na rua João Mossmann, teve parte da cobertura arrancada. Moradores dos bairros Colina do Leão e Morada Verde também sofreram destelhamentos, segundo o Corpo de Bombeiros, que atendeu os chamados junto com a Defesa Civil Municipal

*Com informações dos repórteres Otto Tesche e Stephany Sander