GM recua em proposta e metalúrgicos retomam trabalho na montadora

Em assembleia, Sindicato dos Metalúrgicos aprovou novo documento enviado pela montadora

GM será retomado em Gravataí | Foto: Guilherme Testa

Após realizar um protesto no começo da manhã desta sexta-feira, os funcionários da fábrica da General Motors (GM), em Gravataí, receberam um documento da empresa reconhecendo o acordo trabalhista firmado anteriormente. A documentação, que revoga as 21 medidas propostas no começo de 2019, foi aprovada em assembleia e, dessa forma, os trabalhadores retomarão a produção na sede da empresa.

Conforme o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, as medidas alterariam os direitos adquiridos pelos funcionários e representariam perdas salariais e de benefícios. Entre elas estão a suspensão da contribuição da GM por 12 meses para a previdência, alteração do plano médico, implementação do trabalho intermitente por acordo individual e coletivo e a terceirização de atividades meio e fim o que gerou protestos durante a semana.

A manhã de hoje foi marcada por manifestações que deixaram o trânsito lento na Freeway. Após concentração por quase quatro horas, os funcionários comemoram um documento enviado pela empresa que assinala a manutenção do acordo de 2017 a 2019, o qual inclui garantias salariais, participação nos lucros e resultados e jornada de 40 horas semanais.

Durante a tarde, está prevista uma leitura do documento para os trabalhadores. Na última terça-feira, a diretoria do Sindicato se reuniu com representantes da GM em São Paulo. Segundo o diretor Jurídico, Edson Dorneles, o encontro foi tenso e não houve consenso. Na quarta, o governador viajou à capital paulista onde se encontrou com dirigentes da montadora.