Estamos de volta

“Acabou a mamata”, como dizem por aí. Depois de proveitosos trinta dias de férias, volto à programação da Rádio Guaíba e também com as atividades aqui no blog.

O QUE TENHO VISTO

De férias, acompanhei alguns jogos e partes do noticiário esportivo. Sem aquela necessidade profissional, claro, mas com olhos curiosos de quem ama futebol. O Grêmio, por exemplo, começa o ano empolgante. Com três goleadas empolgantes em quatro jogos disputados, uma delas com o time reserva, o início de temporada é promissor. O Inter, em contrapartida, vem trôpego. Derrotas e atuações ruins marcam estes primeiros jogos de 2019.

SURPRESAS NO RIO DE JANEIRO

Fora do Rio Grande do Sul, me chama atenção o bom início do Fluminense sob o comando de Fernando Diniz, que agora recebe o acréscimo de Paulo Henrique Ganso. O Vasco, com 100% de aproveitamento no Carioca, é outra surpresa. São dois times sem grandes brilhos individuais e que brigaram contra rebaixamento no último Brasileirão, por isso classifico como interessantes essas campanhas. Ao contrário do Botafogo, que confirma sua fragilidade com a momentânea lanterna de seu grupo no Estadual. O Flamengo é o grande favorito, obviamente, por tudo que investiu e pelo time que tem.

SAMPAOLI EMPOLGANTE

No Paulistão, o começo do Santos sob a batuta de Jorge Sampaoli é muito interessante. Não é fácil a adaptação aos conceitos do argentino, mas o time está se adequando rápido. Pelo menos é o que mostra o nível das atuações iniciais, incluindo uma vitória tranquila em clássico diante do São Paulo, que por sua vez sofre críticas por causa das atuações inconsistentes e pouca produção ofensiva. O Corinthians, com Fábio Carille de volta, tenta se transformar depois de um 2018 patético. Não é fácil, vai demorar. Enquanto isso, o Palmeiras testa suas contratações, promove mudanças sem perder qualidade e segue com o melhor e mais caro elenco do país.

A grande questão é que são quatro jogos para cada time. Três para alguns, cinco para outros, mas ainda assim a amostragem é extremamente pequena para sermos definitivos sobre qualquer coisa. O início de um é melhor, o de outro preocupa… mas é o começo. Tomemos cuidado, imprensa e torcida, para não queimarmos a língua.