Viagem Segura de Navegantes reforça fiscalização de trânsito a partir da meia-noite

Edição 99 da campanha prioriza ações em estradas que dão acesso ao litoral

Operação Viagem Segura
Foto: Sofia Wolff/Especial Palácio Piratini

A operação Viagem Segura de Navegantes intensifica a fiscalização de trânsito, no Rio Grande do Sul, entre o início da madrugada desta sexta e a meia-noite de domingo. A edição 99 da campanha prioriza ações em estradas que dão acesso ao litoral. O feriado religioso leva milhares de fieis à beira-mar, para as festas de Iemanjá, e a praia de Atlântida recebe um festival de música pop, também no fim de semana.

De acordo com o Detran, de 2007 a 2018, o feriado de Navegantes teve média de 5,72 mortes/dia. Foram 246 vidas perdidas, o que representa dizer que uma pessoa perde a vida a cada 4 horas e 12 minutos nos feriados de 2 de fevereiro dos últimos 12 anos.

No ano passado, foram 30 vítimas durante os quatro dias do feriado, considerando as que morrem até 30 dias pós-acidente. Cerca de 60% das vítimas morreram em acidentes que ocorreram em rodovias, fora do perímetro municipal.

Além da fiscalização em estradas, a Balada Segura age no litoral para prevenir acidentes provocados pelo consumo de álcool. A saída para o feriadão, na noite de sexta, também vai ser monitorada em Porto Alegre. Brigada Militar, Detran, EPTC e Polícia Civil promovem uma megablitz.