Usuários do transporte coletivo de Porto Alegre reclamam da falta de ar condicionado nos ônibus

Nesta semana, os termômetros passam dos 30º C e a sensação térmica é superior aos 40º C

Foto: Samuel Maciel / CP Memória

Com as temperaturas acima dos 30°C, usuários do transporte coletivo de Porto Alegre reclamam da falta de ar-condicionado nos ônibus que ligam os bairros com a região Central da cidade. Na manhã desta quarta-feira, a reportagem da Rádio Guaíba conversou com passageiros em três terminais: Parobé, Praça Rui Barbosa e Uruguai. O excesso de calor dentro dos coletivos foi uma reclamação constante.

O edital que licitou o transporte público da Capital foi homologado em 2015 e prevê a ampliação gradual de ar-condicionado na frota. No prazo máximo de 10 anos, a contar daquela data, 100% da frota deve ser equipada com os aparelhos. Segundo dados divulgados pela EPTC, em 2017, havia 565 ônibus dotados com ar-condicionado em Porto Alegre, o que equivale a 34,33% do total da frota daquele ano.

Os usuários reclamam que são raras as vezes que conseguem pegar um coletivo com ar-condicionado.

Um decreto municipal assinado em setembro de 2017 diz que “os equipamentos de ar-condicionado dos ônibus dotados com tais dispositivos deverão ser acionados sempre que a temperatura ambiente interna superar os 24º C”. Mas na manhã desta quarta-feira, a sensação térmica na região Central de Porto Alegre era de 33º C e mesmo com o forte calor havia ônibus que possuem o ar-condicionado, mas que estavam com o sistema de climatização desligado e com as janelas abertas.

Linha C3 da Carris estava com o ar condicionado desligado e a temperatura era de 30º C. Foto: Carlos Machado/Rádio Guaíba

A EPTC não respondeu aos questionamentos da produção da Rádio Guaíba sobre o tema. Já a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) respondeu por e-mail afirmando que “todo o novo ônibus que ingressa na frota deve ter ar-condicionado. A inserção é gradual para que o impacto na tarifa seja minimizado”.

A ATP disse, ainda, que “as empresas têm se empenhado para acrescentar qualificação ao serviço. Estão investindo em tecnologias como o GPS (que está com um projeto-piloto em andamento), câmeras de segurança (680 ônibus com o equipamento atualmente) e reconhecimento facial (850 ônibus com a tecnologia atualmente)”.