Com as temperaturas acima dos 30°C, usuários do transporte coletivo de Porto Alegre reclamam da falta de ar-condicionado nos ônibus que ligam os bairros com a região Central da cidade. Na manhã desta quarta-feira, a reportagem da Rádio Guaíba conversou com passageiros em três terminais: Parobé, Praça Rui Barbosa e Uruguai. O excesso de calor dentro dos coletivos foi uma reclamação constante.
O edital que licitou o transporte público da Capital foi homologado em 2015 e prevê a ampliação gradual de ar-condicionado na frota. No prazo máximo de 10 anos, a contar daquela data, 100% da frota deve ser equipada com os aparelhos. Segundo dados divulgados pela EPTC, em 2017, havia 565 ônibus dotados com ar-condicionado em Porto Alegre, o que equivale a 34,33% do total da frota daquele ano.
Com temperaturas acima dos 30°C, como está o transporte público da Capital? Tem ar condicionado?
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— Carlos Machado (@_carlos_machado) January 30, 2019
Os usuários reclamam que são raras as vezes que conseguem pegar um coletivo com ar-condicionado.
Um decreto municipal assinado em setembro de 2017 diz que “os equipamentos de ar-condicionado dos ônibus dotados com tais dispositivos deverão ser acionados sempre que a temperatura ambiente interna superar os 24º C”. Mas na manhã desta quarta-feira, a sensação térmica na região Central de Porto Alegre era de 33º C e mesmo com o forte calor havia ônibus que possuem o ar-condicionado, mas que estavam com o sistema de climatização desligado e com as janelas abertas.
A EPTC não respondeu aos questionamentos da produção da Rádio Guaíba sobre o tema. Já a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) respondeu por e-mail afirmando que “todo o novo ônibus que ingressa na frota deve ter ar-condicionado. A inserção é gradual para que o impacto na tarifa seja minimizado”.
A ATP disse, ainda, que “as empresas têm se empenhado para acrescentar qualificação ao serviço. Estão investindo em tecnologias como o GPS (que está com um projeto-piloto em andamento), câmeras de segurança (680 ônibus com o equipamento atualmente) e reconhecimento facial (850 ônibus com a tecnologia atualmente)”.