Moradores da Lomba do Pinheiro ainda sofrem com a falta d’água em Porto Alegre

Problema, segundo a comunidade, persiste desde a última sexta-feira

Moradores da Estrada Afonso Lourenço Mariante, na Lomba do Pinheiro, na zona Leste da Capital, seguem sofrendo com a falta d’água que atinge parte da região. Na manhã desta quarta-feira, a reportagem da Rádio Guaíba foi até a comunidade para conferir a situação.

Conforme relatos dos moradores e comerciantes da Estrada Afonso Lourenço Mariante e da rua João Pereira da Silva, o desabastecimento sempre existiu no período de verão. Porém, neste ano, a situação está pior. Desde a última sexta-feira, nenhuma gota d’água sai das torneiras.

Até para aqueles que possuem reservatórios, a água já acabou. A alternativa para os moradores está sendo buscar água na casa de amigos ou parentes. Em casos mais críticos, alguns estão tendo que comprar água mineral no mercado.

Indignados com a situação, centenas de moradores realizaram, na noite passada, uma manifestação e bloquearam a Estrada Afonso Lourenço Mariante. Pneus e madeiras foram queimados para obstruir a via e chamar a atenção do poder público. O protesto durou cerca de quatro horas e a Brigada Militar foi acionada para negociar a liberação da estrada.

Uma moradora fez questão de telefonar para o 156 enquanto a equipe de reportagem estava na região. A atendente da prefeitura informou a ela que não havia previsão de normalização do sistema, pois equipes do Dmae estavam trabalhando em um conserto emergencial na rua Bonsucesso, n°10, na Lomba do Pinheiro.

Em nota, o Dmae disse que o abastecimento de água foi normalizado na Lomba do Pinheiro durante a madrugada desta quarta-feira. Porém, ressaltou que o sistema Belém Novo, que abastece essa região, está no seu limite de capacidade, portanto, qualquer situação que impacte no sistema como, por exemplo, manutenção, falta de energia, e alto consumo pelo forte calor podem ocasionar falta d’água.