Calor excessivo provoca problemas de saúde

Confira dicas de especialistas para esses dias de temperatura alta

Rudimar Rosa dos Santos chega a vender cinco fardos de água nos dias de calor intenso | Foto: Guilherme Testa

O calor intenso impacta diretamente na nossa saúde, podendo inclusive representar riscos à vida, como alertam especialistas. Com as altas temperaturas as pessoas podem ter pressão baixa, desidratação, doenças renais e hipertermia, mais popularmente conhecida como insolação.

“Os riscos são grandes. As pessoas podem morrer por hipertermia, que trata-se de quando o corpo está com temperatura acima de 37° graus, chamada ainda de febre”, explica o chefe do serviço de medicina interna do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Emilio Hideyuki Moriguchi.

A preocupação ainda deve ser maior com as crianças e os idosos, uma vez que eles são mais sensíveis às variações climáticas, podendo sofrer de esgotamento. Eles também não conseguem repor a quantidade de líquidos adequada.

“Não nos damos conta muitas vezes, mas, em função do calor, perdemos muito líquido pelo suor, que pode chegar a um ou dois litros ao longo do dia. Essa desidratação pode levar à insuficiência real e até outras doenças”, ressalta.

Nessa mesma linha, o chefe da emergência SUS da Santa Casa e clínico geral, Leonardo Fernandez, ressalta que não há uma quantidade exata de líquidos, mas cita como uma dica ver a coloração da urina, se for escura, indica que há pouco líquido no corpo.

Ao sair na rua, é importante carregar, de preferência, alguma garrafa com água. O comerciante Rudimar Rosa dos Santos, 26 anos, vende água na zona Sul de Porto Alegre. Disse que em função do calor nos últimos dias chegou a comercializar cinco fardos de água em apenas um dia.

Fernandez reforça ainda a importância do uso de roupas leves é muito importante, especialmente as de algodão. “Elas são as adequadas para que haja troca térmica. O que não ocorre com as de tecido sintético, que não permite isso”, detalha.

O médico explica ainda que no calor é normal o sentimento de cansaço, dor de cabeça, em função da pressão baixa. Assim, as pessoas devem ficar atentas a esses sintomas. Cuidar da alimentação também é uma dica importante nesse período, optando pelos alimentos mais leves.

Para evitar complicações, a atenção deve ser redobrada com a exposição ao sol. A recomendação é não ficar muito tempo em contato com a luz solar e usar protetor. Na ausência de condições para refrescar o ambiente, uma dica é colocar uma bacia de água na frente do ventilador.

No caso do ar-condicionado, a temperatura deve permanecer entre 22º e 23º graus. O frio excessivo também não é adequado porque pode resultar em choque térmico.

• Dicas e orientações

– Beba muito líquido;

– Evite a exposição direta ao sol;

– Use roupas levas e de algodão; evite as vestimentas com tecido sintético;

– Evite a mudança brusca de temperatura;

– Use compressas de água na testa, nuca, axilas e a região da virilha.