BM reforça policiamento na vila dos Sargentos após registro de ônibus incendiado

Base móvel da corporação fica na região durante o dia nas próximas semanas

Base móvel da Brigada Militar ficará na região pelas próximas semanas | Foto: Guilherme Testa

A Brigada Militar reforçou o policiamento ostensivo na vila dos Sargentos, no bairro Serraria, na zona Sul de Porto Alegre, após o ataque incendiário a um ônibus da linha 283 Ipanema/Cavalhada, da empresa Trevo. Na manhã desta quarta-feira, a corporação instalou uma base móvel junto ao terminal situado na rua Geralda dos Santos Moreira, onde o coletivo havia sido queimado. Além disso, os policiais militares do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) vão circular com viaturas pela região.

O comandante do batalhão, tenente-coronel Mario Augusto da Silva Ferreira, anunciou ainda que ações pontuais, como barreiras, também serão desencadeadas na região, por um período indeterminado.

“A base móvel permanecerá durante o dia. Não será permanente, mas ficará nas próximas semanas”, observou, manifestando a intenção de trazer a sensação de tranquilidade e segurança à comunidade.

Com o reforço policial, o comandante do 1º BPM avaliou ainda que a linha 283-Ipanema/Cavalhada pode agora retornar o itinerário até o terminal. Após o ataque ao coletivo ocorrido na noite de segunda-feira, os ônibus seguem somente até a avenida Orleaes, em frente ao 8º Esquadrão de Cavalaria Motorizado, no bairro Guarujá. Quem mora na vila dos Sargentos precisa realizar caminhar cerca de 300 metros para chegar até o local.

O tenente-coronel também confirmou que a vila é uma área conflagrada pela disputa entre facções criminosas em torno do domínio do tráfico na região. Conforme o oficial, o ataque ao ônibus ocorreu após integrantes de um grupo rival invadirem a área e efetuarem tiros de intimidação. “Não foram para queimar o ônibus mas na saída se depararam com ele vazio, apenas com o motorista e passageiro”, relatou.

O comandante do 1º BPM lembrou que algumas prisões já foram realizadas durante as invasões da área. Em uma das ocorrências, registrada na madrugada do último dia 19, o motorista de um táxi Fiat Siena levou uma saraivada de tiros ao deixar um passageiro, morador no local e que acabou ferido.

Por sorte, o taxista não se feriu. Nas buscas, os policiais militares capturaram quatro suspeitos em um veículo, que havia sido roubado no bairro Chapéu do Sol. Com eles, havia quatro pistolas, segundo a ocorrência.