Mourão assume Presidência por 48 horas após cirurgia de Bolsonaro

Retirada da bolsa de colostomia ocorre a partir das 6h de segunda-feira

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O governo anunciou que o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, vai assumir a Presidência por 48 horas após a cirurgia de Jair Bolsonaro para retirada da bolsa de colostomia, agendada para as 6h de segunda-feira, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Anteriormente, havia a previsão de Mourão assumir o cargo apenas durante o procedimento. De acordo com o porta-voz do Planalto, Otávio Rêgo Barros, a mudança ocorreu por indicação médica.

Na manhã desta sexta-feira, o cirurgião Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo, que vai comandar a cirurgia de Bolsonaro, afirmou que procedimentos como esse podem levar de três a quatro horas. Ele também garantiu que o estado de saúde do presidente é considerado satisfatório.

Bolsonaro deve decolar de Brasília no domingo, às 9h, com um grupo restrito de auxiliares. Estarão com ele a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o ministro Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), o chefe de gabinete, o porta-voz, o ajudante de ordem e seguranças. Na capital paulista, a comitiva deve se dirigir do aeroporto para o hospital.

No domingo, Bolsonaro vai ser submetido a exames. “A previsão é que permaneça em São Paulo por até dez dias, declarou Barros. Depois de 48 horas, porém, ele reassume o cargo em uma estrutura montada dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O governo prometeu, ainda, informar diariamente o estado de saúde de Bolsonaro.