Ex-governador do Paraná Beto Richa é preso em Curitiba

Tucano é investigado por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa

Ex-governador do Paraná, Beto Richa é preso | Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) foi preso em sua casa, em Curitiba, na manhã desta sexta-feira, após o Ministério Público Federal emitir um mandado de prisão preventiva contra ele no âmbito da Operação Integração, a qual investiga um esquema de corrupção envolvendo a concessão de rodovias no Estado. Conforme a assessoria da Seção Judiciária do Paraná (1º Grau) da Justiça Federal, a ação ocorreu às 7h. O tucano é alvo de diligências pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Dirceu Pupo Ferreira, contador da ex-primeira dama Fernanda Richa, também é alvo de prisão preventiva. As medidas de encarceramento foram decretadas pelo juiz Paulo Sérgio Ribeiro, da 23ª Vara Federal da capital paranaense.

No dia 11 de setembro do ano passado, Richa, a esposa e o ex-chefe de gabinete Deonilson Rolso haviam sido presos. Na ocasião, foram detidos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em Curitiba, a partir de investigações da Operação Rádio Patrulha, que apurou o pagamento de propina a agentes públicos, direcionamento de licitações de empresas, lavagem de dinheiro e obstrução da Justiça no programa que faz a manutenção das estradas rurais. Eles foram soltos quatro dias depois, após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.