Carnaval de Rua em Porto Alegre: definida empresa que vai organizar desfiles

Calendário de blocos deve ser divulgado nos próximos dias. Prazo de inscrições terminou hoje

Foto: Alina Souza/CP

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou hoje que a empresa Impacto Vento Norte Produções Técnicas venceu a disputa do Pregão Eletrônico para organizar e oferecer estrutura para os desfiles de Carnaval de Rua em 2019, em troca do direito de publicidade. O lance vencedor de outorga, a ser paga ao município, é de R$ 50.001.

Na tarde desta sexta, a Central de Licitações recebeu a documentação habilitatória da Vento Norte. Se as duas empresas derrotadas no pregão não apresentarem recurso, o nome da vencedora deve ser homologado, o que antecede a assinatura do contrato.

A empresa se compromete, por exemplo, a oferecer banheiros químicos, disponibilizar sinalização necessária para os bloqueios de trânsito, UTIs móveis para os eventos e apresentar plano de proteção de áreas verdes, monumentos e parques por onde passarem os blocos, entre outras obrigações descritas no caderno de encargos.

O Carnaval de Rua não prevê investimento público e a administração municipal vai empregar o mínimo de recursos humanos nas programações. De acordo com a Prefeitura, o objetivo é qualificar o evento e diminuir o impacto para as regiões que sediarão os desfiles.

Programação

O Carnaval de Rua 2019 abre em 16 de fevereiro e segue até o dia 24 de março, sempre respeitando o limite entre 8h e 21h. Até 30 blocos serão selecionados para os circuitos centralizados e os oito eventos do carnaval do circuito comunitário-descentralizado. O calendário e os locais de desfile serão divulgados posteriormente.

Chamamento público terminou

Já o chamamento público para o credenciamento de blocos interessados em participar do evento se encerrou hoje. Só poderão participar as entidades que preencham as condições estabelecidas no edital publicado no Diário Oficial de Porto Alegre.

Os eventos em ruas internas da Cidade Baixa devem envolver apenas quatro blocos (em 2 e 5 de março), que comprovarem origem e tradição no bairro, seguindo determinações do Ministério Público.