Bolsonaro pode ir a Brumadinho neste sábado, antecipa porta-voz

Presidente determinou que três ministros vistoriem a região

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro pretende ir a Minas Gerais amanhã, às 8h, para acompanhar de perto a situação na cidade de Brumadinho, onde uma barragem se rompeu na tarde de hoje. Além disso, o governo montou um Gabinete de Crise para tratar do assunto. O porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, leu uma nota oficial do governo federal a respeito da tragédia.

“O presidente da República lamenta as eventuais perdas de vidas ocasionadas pelo rompimento da barragem na cidade de Brumadinho em Minas Gerais. [Ele] determinou o imediato estabelecimento de gabinetes para acompanhar evolução da situação, tanto no Palácio do Planalto, quanto no Ministério do Meio Ambiente. […]”, disse o porta-voz.

Caso se confirme, a viagem de Bolsonaro vai ocorrer um dia antes da ida do presidente a São Paulo, onde se submete, a partir de domingo, a uma cirurgia para retirada da bolsa de colostomia.

Pelo Twitter, Bolsonaro já havia lamentado o ocorrido. Ele também determinou a ida dos ministros do Meio Ambiente (Ricardo Salles), Desenvolvimento Regional (Gustavo Canuto) e Minas e Energia (Bento Albuquerque), além do secretário Nacional de Defesa Civil (Alexandre Lucas), para a região.

A Vale do Rio Doce, empresa responsável pela barragem, divulgou duas notas sobre o acidente. Na segunda, admite a possibilidade de vítimas no episódio. “Havia empregados na área administrativa, que foi atingida pelos rejeitos, indicando a possibilidade, ainda não confirmada, de vítimas”, disse a empresa em nota. Até o momento, nenhum órgão público confirmou mortes no local.