Sem recursos municipais, Pokémon Go Safari Zone terá investimento de 350 mil dólares

Evento ocorre nos dias 25, 26 e 27 de janeiro

Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, o prefeito Nelson Marchezan Júnior informou que o primeiro Pokémon Go Safari Zone da América Latina, que ocorre em Porto Alegre, desta sexta a domingo, não terá recursos municipais e o investimento da empresa Niantic (responsável pelo jogo) será de 350 mil dólares no evento.

O vice-presidente da Niantic, Omar Tellez, agradeceu a oportunidade de poder realizar o primeiro Pokémon Go Safari Zone da América Latina na capital gaúcha. Salientou a beleza da Orla do Guaíba e ainda garantiu que muitas surpresas estão sendo preparadas para os três dias de evento. Uma delas é a aparição de Pokémons raros, como, por exemplo, o Unown, que imita letras do alfabeto. Ele não pode ser encontrado em nenhum lugar do mundo e aparece apenas nos eventos que a empresa decide liberá-lo.


Foram distribuídos 25 mil ingressos para os três dias de evento. A expectativa, no entanto, é que o público seja superior, pois muitos jogadores estarão acompanhados. A empresa ofereceu também um diferencial para quem escolheu se inscrever pelo aplicativo #EuFaçoPoa, da prefeitura. Todos os inscritos – cerca de 2 mil – por este canal receberam ingressos para o evento. Luis Grisólio, diretor Comercial da Rádio Guaíba, é jogador e definiu o evento como “a Copa do Mundo para quem joga Pokémon”.

A segurança será privada, contratada pela Niantic. Além disso, contará com a Brigada Militar para monitoramento. A Guarda Municipal, no entanto, vai atuar com reforço no efetivo e acompanhamento das 25 câmeras de segurança instaladas na Orla. A delimitação territorial do Guaíba contribui, pois o lago delimita naturalmente um dos lados do campo por onde circularão os participantes, deixando para a segurança atuar em uma área controlada.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai ampliar o bloqueio, que já acontece aos sábados e domingos, também para a esta sexta-feira (25), na avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira Rio). O objetivo é dar segurança aos participantes que vão caminhar pelo local. Ao todo, 25 mil pessoas devem passar pela orla nos três dias.

O primeiro bloqueio acontece às 8h30 da manhã, horário em que o maior movimento da região já se dissipou, e segue até as 20h de domingo. A interrupção será na avenida Edvaldo Pereira Paiva, a partir da rua Nestor Ludwing até a rótula João Belchior Marques Goulart. O gerente de Fiscalização de Trânsito da EPTC, Paulo Ramires, explica que, devido ao período de férias, não são esperados maiores transtornos ao trânsito, mesmo com a expectativa de grande público.