“Fora da realidade”, dizem estudantes sobre proposta de reajuste das passagens na Capital

EPTC e Comtu vão analisar o pedido antes da análise final do prefeito Nelson Marchezan Júnior

A União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (Umespa) classificou como “fora da realidade” a proposta de reajuste de 11,12% nas tarifas de ônibus, protocolada hoje pelas empresas do setor em Porto Alegre. Se aprovado, o cálculo das prestadoras do serviço pode elevar o valor unitário de R$ 4,30 para R$ 4,78.

A presidente da Umespa, Vitória Cabreira, garante que o movimento segue unido para evitar que o aumento ocorra. “Esse valor é pensado por pessoas que não conhecem a realidade do povo. Enquanto isso, o transporte está sucateado e o número de passageiros cai a cada dia. Certamente não é aumentando o valor dessa forma que os passageiros voltarão a andar de transporte coletivo”, considera. Vitória também disse estranhar o pedido de mais de 11% diante de uma inflação que tende a ficar em 4,3%, com redução do valor dos combustíveis, recentemente.

Em nota, a Prefeitura de Porto Alegre confirmou ter recebido o pedido de reajuste e, sem detalhar prazos, informou que a equipe técnica da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai analisar a demanda e definir o novo valor da tarifa, com base na legislação vigente.

O estudo vai ser, então, levado à apreciação do Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu), com posterior encaminhamento do resultado da análise ao prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Todo o processo do cálculo tarifário, como nos anos anteriores, vai contar com a participação do Tribunal de Contas (TCE/RS), esclarece a Prefeitura.