Operação apura suspeita de corrupção de delegado da PF em Passo Fundo

Policial afastado teria recebido recursos de empresários e advogados, sob o pretexto de investir os valores em uma instituição para dependentes químicos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram, na manhã desta quarta-feira (23), operação conjunta com o cumprimento de nove mandados de busca e um mandado de afastamento de um delegado da Polícia Federal, expedidos pela Justiça Federal de Passo Fundo.

As investigações tiveram início após informações indicarem que o policial afastado teria recebido recursos de empresários, investigados e advogados, sob o pretexto de investir os valores em uma instituição para tratamento de dependentes químicos da região. Diligências indicaram que os recursos captados eram gastos com despesas do próprio delegado.

A Polícia Federal e o MPF já começaram a ouvir os doadores para que esclareçam de qual lado partiu a iniciativa de aproximação para apadrinhamento de dependentes químicos e doações, em que contexto ocorreram as solicitações e se sofreram algum tipo de constrangimento. Além do delegado, são investigados empresários e um advogado.

A operação recebeu o nome de “Dois Campos”, que é a tradução do idioma hebraico para a palavra que designa a instituição terapêutica, porque retrata o conflito de interesses na atuação da autoridade policial.