Número de pessoas ainda fora de casa cai para menos de 500 no RS

Mais da metade vive em Alegrete

Foto: Maurício Cavichioli Rodrigues/Especial/CP

O número de pessoas ainda fora de casa em função da sequência de temporais e enchentes no Rio Grande do Sul voltou a cair, nesta quarta-feira. Segundo o boletim mais recente, divulgado pela Defesa Civil, 486 pessoas ainda não puderam retornar para os locais de origem. Há 320 em abrigos públicos, a maioria (248) em Alegrete, na fronteira Oeste, e 166 em casas de amigos e parentes.

Pelo menos 29 municípios gaúchos relataram danos causados pelo tempo severo. A lista já abrangia Alegrete, Bagé, Barracão, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Cacequi, Cachoeira do Sul, Caiçara, Camaquã, Canela, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguari, Lavras do Sul, Maçambará, Manoel Viana, Pedras Altas, Pedro Osório, Quaraí, Rio Grande, Rosário do Sul, Santana da Boa Vista, Santana do Livramento, Santiago, São Borja, São Francisco de Assis, São Gabriel e Uruguaiana. Veranópolis entrou na relação após chuvas intensas nesta quarta.

A Defesa Civil iniciou a entrega do quinto pacote de ajuda humanitária que deve atender os municípios da fronteira Oeste. No total serão entregues 270 cestas básicas, 32 colchões, 600 pares de calçados, cinco mil peças de roupas e 190 litros de água potável.