Governo federal decide hoje a forma e a quantidade de recursos para cidades atingidas pelas chuvas no RS

Segundo Defesa Civil Estadual, 869 pessoas seguem fora de casa

Foto: Defesa Civil do RS / Divulgação

O governo federal deve informar nesta quarta-feira a forma e a quantidade de recursos financeiros a serem repassados aos municípios gaúchos atingidos pelas chuvas. Segundo a Defesa Civil Estadual, os valores serão destinados à recuperação de estradas vicinais relevantes a cadeia produtiva de cada localidade.

De acordo com a mais recente atualização da Defesa Civil, 869 pessoas seguem fora de casa no Rio Grande do Sul. Desse número, 358 estão desabrigadas e outras 511 desalojadas. A atualização aponta ainda o ingresso de Veranópolis na lista das 29 cidades que registraram eventos climáticos significativos desde o último dia 9 de janeiro. O município da Serra gaúcha está com decreto de situação de emergência solicitado por parte da prefeitura. Entretanto, como não houve danos maiores, como feridos, desabrigados ou desalojados, o decreto não deverá ser homologado pelo governo gaúcho.

Ainda hoje, a Defesa Civil do Estado realiza a entrega do quinto pacote de ajuda humanitária, que deve atender os municípios da Fronteira Oeste. No total serão entregues 270 cestas básicas, 32 colchões, 600 pares de calçados, 5.000 peças de roupas e 190 litros de água potável.