Hospital de Clínicas pode ficar sem lavanderia, refeitório e creche nesta quarta

Trabalhadores farão protesto por redução de salário

Centro de referência no combate ao coronavírus em Porto Alegre, Hospital de Clínicas é um dos que oferece leitos de UTI na cidade | Foto: Clóvis S. Prates/Hospital de Clínicas
Foto: Clóvis S. Prates/Hospital de Clínicas

Trabalhadores de três setores de apoio do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (CHPA) paralisarão as atividades nesta quarta-feira, em protesto por reduções de salário. Conforme nota encaminhada pelo Sindisaúde, a instituição retirou os adicionais de insalubridade e periculosidade de mais de 200 servidores das áreas de lavanderia, refeitório e creche. O sindicato adverte que esses funcionários estão dentro das faixas salariais mais baixas, e “sentem impacto imediato da redução desses vencimentos”.

Arlindo Ritter, presidente do Sindisaúde, relatou ter sido curto demais que o período entre o anúncio no corte dos adicionais e a implementação da medida. “De uma hora para outra deixaram de contar com suas remunerações completas”, ponderou, acrescentando ainda que “muitos empregados (ficaram) desavisados e sem saber o que fazer.”

Agora, com a paralisação, o sindicato espera chamar a atenção do hospital para a situação. “Esse valor é irrisório para o hospital, mas representa enorme impacto no orçamento dessas pessoas”, ponderou Ritter. A parada nas atividades deve seguir por toda a quarta-feira.