A Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) monitora uma colônia de morcegos que se instalou no forro de um prédio localizado no Centro de Porto Alegre.
O trabalho conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Instituto Sauver. A colônia, que apareceu rua Voluntários da Pátria, é do tipo maternidade, considerado raro, com machos, fêmeas e dezenas de filhotes.
Os morcegos, da espécie Tadarida brasiliensis, recorrem a espaços da zona urbana nos meses de calor devido à abundância de alimento, como baratas, mosquitos, mariposas e cupins.
Conforme os filhotes conseguem voar, a colônia entra em processo de migração de saída da cidade, o que geralmente ocorre em fevereiro. “No caso da ocorrência deste tipo de colônias de morcegos, o procedimento adequado e permitido por lei é aguardar até que abandone o local e, após, proceder a limpeza para remoção das fezes”, explica a bióloga da Smams, Soraya Ribeiro.
A colônia está confinada no forro do prédio. Os animais saem para se alimentar pelas aberturas e não oferecem risco a quem usa o prédio.