Partido Novo lança Marcel van Hattem para a presidência da Câmara

Deputado eleito afirmou que vai priorizar segurança e saúde pública

Foto: Arquivo

O Partido Novo anunciou na noite desta segunda-feira por meio de uma transmissão ao vivo pelo Facebook, a candidatura de Marcel van Hattem (RS) para a presidência da Câmara Federal, informou o jornal O Estado de S.Paulo. A sigla elegeu oito parlamentares.

A decisão segue a linha ideológica do partido de ser independente e desvinculado da “velha política”. A sigla, no entanto, deve ficar isolada na disputa. O favorito é o atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), que já conta com o apoio de 12 agremiações.

Durante o anúncio, van Hattem afirmou que vai priorizar temas relativos à segurança pública, educação básica e saúde publica. Uma das bandeiras que o Novo também deve empunhar é a da reforma da Previdência, considerada fundamental pelo governo de Jair Bolsonaro. O presidente deve encaminhar a proposta para o Congresso logo no início dos trabalhos legislativos, que serão retomados em 1º de fevereiro.

A expectativa do governo é de que a reforma tenha a votação concluída na Câmara e no Senado até o fim do primeiro semestre. Van Hattem, de 33 anos, elegeu-se deputado estadual, no Rio Grande do Sul, pelo PP.