Inundações fazem número de cidades com prejuízo chegar a 27 no RS

Número de pessoas desabrigadas e desalojadas permanece inalterado

Foto: Governo RS/Divulgação

Um boletim atualizado na tarde desta segunda-feira pela Defesa Civil Estadual mostra que subiu para 27 o número de municípios que registraram estragos após as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Desses, 16 decretaram emergência, sete deles com o documento reconhecido em nível estadual.

O último informativo incluiu Cachoeira do Sul e Camaquã, que sofrem com inundações, mas não decretaram emergência. O número de desabrigados e desalojados permanece inalterado: há 6,5 mil pessoas fora de casa e mais 3,5 mil afetadas parcialmente.

Além dos estragos em residências, lavouras e na infraestrutura das cidades, as chuvas já deixaram quatro mortos no Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil, duas mortes foram decorrência indireta do excesso de chuva, mas compõem a contagem. Dois óbitos aconteceram em Alegrete e os demais em Quaraí e Santana da Boa Vista.

Nesta segunda-feira, a Defesa Civil do Estado enviou mais dois lotes de ajuda humanitária para municípios da fronteira Oeste e da região Sul.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais cessou o alerta hidrológico para o Rio Grande do Sul. O relatório cita tendência de normalização do nível dos rios, embora reflexos da cheia ainda possam ser sentidos, pelos próximos quatro dias, em toda a região da fronteira Oeste, especialmente no rio Uruguai.