Aumenta para 20 o número de cidades atingidas pelas chuvas no RS

Pedras Altas, Maçambará e São Francisco de Assis passaram a integrar a lista de municípios afetados pelas enxurradas

Foto: Cristiano Andujar / Divulgação

As chuvas intensas, vendavais e enxurradas registrados no Rio Grande do Sul na semana passada atingiram 8.785 pessoas, conforme o último boletim da Defesa Civil. O levantamento também aponta que os municípios de Pedras Altas, Maçambará e São Francisco de Assis passaram a integrar a lista de municípios afetados pelos eventos climáticos. No total das 20 cidades que registraram danos humanos no Estado, 5.144 cidadãos estão desalojados, 1.573 desabrigados e outros 2.068 tiveram danos menores nas residências.

Alegrete, com decreto de situação de emergência homologado, é a localidade mais afetada, com duas mortes registradas, 1.328 desabrigados, 1.236 afetados e 4.604 desalojados. Há abrigos públicos em dos lugares da cidade e um acampamento da Defesa Civil foi montado. Dom Pedrito, Quaraí, Rosário do Sul, São Francisco de Assis, São Gabriel também já tiveram situação de emergência homologada pelo governo do Estado.

Quatro militares na Fronteira-Oeste estão auxiliando os prefeitos na recolhimento da Documentação e Preenchimento do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Três militares trabalham remotamente com a homologação dos processos de São Gabriel, Uruguaiana, Alegrete e Rosário do Sul; e duas equipes montam kits de ajuda humanitária (roupas e alimentos) que serão, a partir de hoje, enviados aos atingidos.