Banco de Sangue do GHC necessita de doadores

Os tipos O positivo e negativo e A positivo são os mais urgentes

Foto: GHC/Divulgação

O Banco de Sangue do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) atende aos hospitais Conceição, Fêmina, Cristo Redentor e Criança Conceição e está necessitando de doação de sangue. Os tipos O positivo e negativo e A positivo são os mais urgentes. O Banco de Sangue do GHC conta hoje com metade das bolsas de sangue que necessita. Para operar na normalidade, a instituição precisa ter 400 unidades.

Conforme a hemoteraupeuta e hematologista Kátia Zanotelli Fassina a situação do Banco de Sangue durante este período, em que muitas pessoas saem de férias, diminuindo quase pela metade. “Precisamos de doadores, pois temos uma redução de 40% neste período em que muitas pessoas saem da cidade em férias, o que é bastante”, avalia Kátia.

Especialistas alertam que nem todas as pessoas podem doar sangue. Para isso é importante ficar atento aos requisitos para doar. Confira as condições básicas:

– ter acima de 50 kg;
– ter ingerido alimentação leve, sem gordura;
– ter entre 16 e 69 anos. Para menores de 18 anos faz-se necessário o consentimento formal do responsável legal. O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
– Não estar gripado nem ter tido gripe nos últimos 7 dias;
– Nunca ter contraído hepatite, malária ou doença de Chagas;
– Não estar grávida nem ter tido aborto nos últimos 3 meses;
– Não estar amamentando;
– Respeitar a frequência máxima de doações: 4 doações anuais para homens e 3 doações anuais para mulheres. Assim como o intervalo mínimo entre as doações: 2 meses para homens e 3 meses para mulheres;
– Não ter realizado tratamento dentário nos últimos 7 dias;
– Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses;
– Não ser portador do vírus da Aids e do HTLV;
– Não ter tido doença sexualmente transmissível nos últimos 12 meses;
– Não ter tido contato sexual nos últimos 12 meses com pessoas que apresentam comportamento de risco;
– Não ter sido detido em instituição carcerária ou policial nos últimos 12 meses;
– Não ter recebido sangue nem ter feito hemodiálise nos últimos 12 meses.

O doador necessita levar um documental oficial com foto, que pode ser a carteira de identidade, carteira de habilitação de motorista, certificado de reservista ou o passaporte. O Banco de Sangue do GHC está localizado na Av. Francisco Trein, 596, Bairro Cristo Redentor, em Porto Alegre.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile