A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) confirmou o afastamento da direção do Presídio Regional de Passo Fundo, de onde 17 detentos fugiram na madrugada de sábado. Diretor, subdiretor e chefe da segurança do presídio vão ser transferidos a outras casas prisionais, onde não assumirão cargos de chefia.
Na manhã de hoje, a Susepe enviou uma força-tarefa para auxiliar no Presídio Regional de Passo Fundo, também em razão das fugas ocorridas no fim de semana. Conforme a assessoria de comunicação, a equipe vai auxiliar na gestão e na identificação de possíveis problemas e também soluções.
Ainda na tarde desta quinta-feira, uma equipe de 12 agentes deve assumir a penitenciária. Outros 12 integrantes da instituição farão rondas pela cidade na tentativa de recapturar os 16 detentos ainda foragidos, todos eles de alta periculosidade.
Na terça-feira, o Ministério Público informou que vai buscar explicações da Susepe, sobre a fuga em massa. O MP quer saber o número de agentes no local durante a ocorrência e se havia monitoramento digital. Até o momento, a Brigada Militar conseguiu recapturar um dos detentos que fugiu do local.
No mês passado, o presídio implantou um novo sistema de câmeras, com investimento de R$ 36,8 mil em 32 equipamentos em HD e infravermelho, três monitores de 40 polegadas e uma câmera de aproximação.