Sobe para 17 o número de cidades atingidas pelas chuvas no RS

Duas pessoas morrem em razão das enxurradas

Foto: Governo do RS/Divulgação

Subiu para 17 o número de cidades que registraram estragos em função das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana. Conforme o boletim da Defesa Civil divulgado na manhã desta terça-feira, Nonoai, no Norte do Estado, foi o município mais recente a relatar prejuízos devido à enxurrada. Até ontem, 16 municípios haviam procurado o órgão estadual em busca de auxílio.

Entre as cidades atingidas estão: Alegrete*, Bagé*, Barra do Quaraí, Barracão, Dom Pedrito*, Jaguari, Lavras do Sul*, Manoel Viana*, Nonoai, Pedro Osório, Quaraí*, Rosário do Sul*, Santana da Boa Vista, São Borja*, São Gabriel, São Francisco de Assis* e Uruguaiana*. Dos 17 municípios, 10 já decretaram situação de emergência (*).

Duas pessoas, sendo uma de Santana da Boa Vista e outra de Alegrete, morreram em função do mau tempo. Já o número de pessoas fora de casa caiu de 4.983 para 4.647 conforme última atualização da Defesa Civil. São 3.249 pessoas desalojadas e outras 1.398 desabrigadas.

A cidade de Alegrete, na Fronteira Oeste, segue sendo uma das mais atingidas. Cerca de 1,6 mil famílias ainda estão fora de casa em função das chuvas. De acordo com a Prefeitura, a expectativa é que as pessoas possam retornar aos poucos para suas casas com a baixa do rio Ibirapuitã.