Operação Golfinho aponta redução no número de crimes na temporada

Até agora, a Operação conta com apenas um mês de efetividade

Foto: Divulgação/Arquivo

Dados divulgados hoje apontam que a 49ª edição Operação Golfinho apresenta redução no número de crimes em comparação com o ano passado. Até agora, a Operação conta com apenas um mês de efetividade, mas já estaria somando resultados positivos.

Os roubos a pedestre tiveram redução de 44%: são 332 casos neste ano contra 591 no mesmo período do ano passado. Do mesmo modo, os roubos também caíram, num percentual de 32% – de 44 para 30. No período, foram abordadas cerca de 98 mil pessoas, cerca de 19 mil a mais que em 2018.

A polícia acredita que as Bases Móveis Comunitárias (BMC), espécies de motorhomes da Brigada Militar, auxiliam no policiamento ostensivo e na prevenção aos crimes. Essas bases também dispõem de serviço de identificação de crianças, para que não se percam dos pais. Em 15 dias, já foram entregues mais de 6.797 pulseiras.

O total de carros fiscalizados também aumentou em quase 10 mil (de 50.278 para 61.117), mas as autuações reduziram em aproximadamente 3%. A polícia acredita que esses números demonstram que “as ações de trânsito têm obtido resultados positivos no que diz respeito à conscientização dos condutores.” Mais de 9 mil pessoas já participaram das atividades da Escolinha de Trânsito do Comando Rodoviário da Brigada Militar no Litoral Norte.

Operação Golfinho 

Entre 15 de dezembro e 7 de março de 2019, o governo do Estado garantirá reforço do policiamento ostensivo, com aporte de recursos humanos e materiais, para atender aos cidadãos nas regiões de veraneio. Serão empregados 1.513 policiais militares a pé, em viaturas, motocicletas, cavalos, bicicletas, aeronaves e embarcações, em ações preventivas e repressivas, além das atividades de guarda-vidas. Foram disponibilizadas ainda 280 viaturas.