DMLU recupera mais de 700 lixeiras, até março, em Porto Alegre

Também vão ser implantadas mais 45 unidades em pontos localizados nas avenidas Salgado Filho e Borges de Medeiros

Foto: Foto: Laura Maria/DMLU/PMPA

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) iniciou a manutenção de 745 cestos coletores, feitos em aço galvanizado e pintados na cor laranja, em Porto Alegre. O serviço prevê a troca de bojo, de haste ou mesmo a substituição do kit completo. As lixeiras haviam sido adquiridas por licitação, em 2016, e ainda estão em estoque.

Também vão ser implantadas mais 45 unidades em pontos localizados nas avenidas Salgado Filho e Borges de Medeiros, prioritariamente em paradas de ônibus. A operação de manutenção e instalação dos cestos começou em em janeiro e deve se estender até meados do mês de março. Até agora, foram executados 23% dos serviços previstos, conforme o DMLU.

“A prefeitura está fazendo a sua parte e conta com o auxílio da população para que utilize os novos cestos corretamente, não descartando resíduos de forma irregular. A operação de recolhimento de descartes irregulares de lixo pela cidade gera R$ 1,3 milhão de gastos mensais aos cofres públicos”, adverte o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

Os cestos deve ser utilizados para o descarte de resíduos pequenos, e não para resíduos gerados em casa. Para resíduos domiciliares e seletivos, há dias específicos para a coleta, realizada por meio de caminhões. No caso de áreas atendidas por contêineres, os resíduos podem ser descartados diariamente.

As lixeiras de rua são limpas pelas equipes de garis. O descarte de resíduos no chão é passível de multa de 90 UFMs ou R$ 361,30.