Smed inicia intervenção de 30 dias na Escola Municipal Grande Oriente

Objetivo é garantir o cumprimento do calendário escolar após greve no ano passado

Escola Municipal Grande Oriente

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre inicia nesta segunda-feira uma intervenção de 30 dias na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Grande Oriente, no bairro Rubem Berta. O objetivo é a garantia da execução do calendário escolar de 2018 conforme publicado no Diário Oficial e de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que prevê 800 horas e 200 dias letivos. A medida foi tomada após visita técnica que verificou irregularidades e adulteração de documentos públicos que ameaçam a conclusão do ano letivo para os 1.161 alunos da escola.

Entre os problemas encontrados pela comissão da Smed estão chamadas completas até o final de janeiro e alunos no pátio sem aula. Devido à greve de 2018, algumas turmas teriam aula até 14 de fevereiro. Para o secretário da Educação, Adriano Naves de Brito, a medida “foi necessária para garantir o ano letivo de 2018 destes alunos”

O afastamento da atual direção da Grande Oriente e a designação da Comissão Interventora serão publicadas no Diário Oficial de Porto Alegre desta segunda-feira.