Motoristas de aplicativo protestam por mais segurança, em Porto Alegre

Uma carreata está prevista para começar às 8h

Centenas de motoristas de aplicativo protestam por mais segurança | Foto: Guilherme Testa

Os motoristas de aplicativo estão reunidos no Largo Zumbi dos Palmares, na manhã desta segunda-feira, e protestam por mais segurança. Cerca de 50 condutores já estão no local.

A ideia, segundo a Liga dos Motoristas de Aplicativos (Alma), é realizar uma carreata a partir das 8h. Um novo reagrupamento deve ocorrer ao lado do Estádio Beira Rio, na zona Sul, às 11h.

A orientação era para que os condutores não aceitassem nenhuma corrida a partir da madrugada desta segunda. Por volta das 18h30 de hoje está prevista a dispersão do protesto e os profissionais devem ir para suas casas.

Durante a manifestação, os motoristas estarão com materiais visuais, faixas, banners, cartazes e balões, reivindicando mais segurança para a profissão. Entre as medidas, as associações pedem alterações nas plataformas das empresas de transporte, entre elas, um cadastro mais aprofundado de usuários.

Os motoristas irão percorrer as Avenidas Loureiro da Silva, Setembrina, Paulo Gama, Túnel de Conceição, Castelo Branco, Sertório até a Movida, Retorno pela Sertório, Dona Margarida, 3a Perimetral, Ipiranga e Edvaldo Pereira Paiva.

Violência

Conforme a Alma, nos últimos seis meses houve registro de cinco mortes de motoristas de aplicativos em função do trabalho no Rio Grande do Sul.

Na última sexta-feira, a Polícia Civil identificou dois adolescentes como os autores dos disparos que feriram um motorista de aplicativo em Gravataí. No assalto, o condutor levou três tiros, mas sobreviveu. Ele não reagiu ao assalto. O ataque ocorreu na ERS 118.

Já em Viamão, o motorista Antônio Everton Pereira dos Santos, de 21 anos, morreu baleado na última quinta-feira. O crime é tratado como latrocínio. A vítima, que levou um tiro na cabeça, teve o corpo encontrado dentro do Chevrolet Cobalt, na rua Ramiro Cardoso de Fraga, na Vila Augusta. Três pessoas, dois homens e uma mulher, foram vistos abandonando o veículo que havia colidido contra uma árvore.

No início do mês, em um dos casos que mais repercutiu, o corpo do motorista de aplicativo Paulo Junior da Costa, de 22 anos, foi enterrado na cidade de Guaíba. O jovem havia desaparecido no dia 31 de dezembro quando realizava uma corrida pelo Uber. O corpo dele foi localizado na última sexta-feira em Laguna, no litoral de Santa Catarina.