O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry, assumiu, na tarde desta segunda-feira, o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae. A gestão, sob comando de Petry, se estende até o ano de 2022 e vai ser acompanhada pelo diretor-superintendente Andre Vanoni de Godoy, pelo diretor-técnico Ayrton Pinto Ramos e pelo diretor de administração e finanças, Marco Aurélio Vieira Paradeda.
Conforme Petry, a entidade vem funcionando nacionalmente e com excelência.” Ele reforçou ainda que o objetivo da gestão é manter o serviço que já vem sendo feito e “mudar alguma coisa que não esteja dentro da linha de pensamento que nós entendemos.” Também deixou claro que a entidade pretende dar continuidade àquilo que está dando certo e inovar no que for preciso.
Sobre os eventuais cortes no sistema S anunciados pelo Ministro da Fazenda, Paulo Guedes, Petry disse que o Sebrae já busca alternativas para o caso de um sancionamento. “Nós temos que ter uma alternativa, pois não podemos ser pegos de surpresa. Se faltar o recursos, que possamos fazer as reduções para manter as receitas ao nível das receitas”, concluiu.
Petry disse, no entanto, acreditar que a questão do corte de verbas fique para o ano que vem. Atualmente, o Sebrae conta com 377 colaboradores e um orçamento anual na casa de R$ 190 milhões.