Faixa preferencial para ônibus na Avenida Ipiranga entra em operação nesta segunda-feira

Expectativa é que o trajeto de 900 metros seja percorrido em 3 minutos, uma redução de 70% em relação ao tempo atual

Avenida Ipiranga vai contar dois novos trechos de faixa exclusiva para ônibus. Foto: EPTC/PMPA

A faixa preferencial para o deslocamento de ônibus na avenida Ipiranga entra em operação nesta segunda-feira. O trecho de 900 metros, sentido Centro/bairro, está situado entre as avenidas Elias Cirne Lima e Antônio de Carvalho.

A redução prevista no tempo do deslocamento dos ônibus no trecho será de 70%. O tempo médio para percorrer os 900m, sem a faixa, nos horários de intenso movimento, é de 12 minutos. Com a faixa, a expectativa é que os ônibus percorram o mesmo trecho, e nos mesmos horários, em três minutos, conforme diagnóstico dos engenheiros de tráfego da EPTC.

A medida faz parte do Programa de Priorização do Transporte Coletivo, que identificou os principais gargalos do trânsito da Capital. Nesses locais, foram desenvolvidos estudos para melhorar a mobilidade, sendo o da avenida Ipiranga o primeiro a ser concluído e, agora, implementado.

No trecho, que recebeu demarcação com uma sinalização azul contínua, será preferencial a circulação de ônibus das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira, incluindo o trânsito dos lotações. A circulação dos demais veículos somente será permitida para acessos e conversões ou fora do horário regulamentado.

Em razão de inúmeras reclamações de usuários de ônibus sobre o uso inadequado de veículos nas demais faixas preferenciais existentes na cidade, a EPTC irá monitorar a circulação, além da presença dos agentes no local, agora também via câmeras, com possibilidades de autuação para quem não respeitar a sinalização.

Os agentes da EPTC já orientam os condutores no local antes mesmo do início da operação. As autuações, via câmera, se estendem também para as demais faixas preferenciais.