Brasil defende Parlamento da Venezuela em proposta de novas eleições

Um dia após a posse de Nicolás Maduro, presidente da Assembleia Nacional anunciou que recebeu as "competências da Presidência da República"

Foto: Assembleia Nacional / Divulgação CP

O governo do Brasil apoiou hoje a iniciativa do presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, o parlamentar de oposição Juan Guaidó, de convocar novas eleições em reação ao segundo mandato presidencial de Nicolás Maduro, considerado ilegítimo por Guaidó. Em nota, o Itamaraty reiterou a posição brasileira.

“O governo brasileiro saúda a manifestação do presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, de estar disposto a assumir constitucionalmente a Presidência da Venezuela, diante da ilegitimidade da posse de Nicolás Maduro no dia 10 de janeiro”, sustenta o Itamaraty em nota.

O Ministério salienta a importância do respeito à autonomia dos Poderes no país vizinho. “O governo brasileiro reitera ademais a importância do respeito à integridade, autonomia e independência do Tribunal Supremo de Justiça legítimo da Venezuela.”

No documento, o Brasil reforça a defesa em favor da democracia e o apoio para retomar a normalidade na Venezuela.

Mais cedo, Juan Guaidó, anunciou que recebeu do parlamento as “competências da Presidência da República”. Ele afirmou que, “junto ao povo venezuelano”, vai convocar um processo de eleições livres e transparentes para facilitar uma transição democrática e pacífica no país.

O anúncio da Assembleia Nacional, sob controle da oposição em Caracas, bate de frente com a intenção do presidente, Nicolás Maduro. Ele tomou posse nessa quinta-feira e, com apoio das forças armadas, garantiu que vai fazer valer o mandato.

Guaidó salientou que Maduro está “usurpando” o poder, já que as eleições realizadas no último 20 de maio foram cheias de irregularidades. “Seus resultados foram rechaçados pela Venezuela e pelo mundo”, comentou.