Futuro deputado do MDB quer retomar jogos da Lotergs, inativa desde a gestão Rigotto

Defensor da legalização dos jogos no País, Sebastião Melo defende que ela possa servir de fonte de renda extra

Sebastião Melo foi candidato nas eleições de 2016
Para Melo, transporte público da Capital precisa de grande reformulação | Foto: Joel Vargas/PMPA/CP

Prestes a assumir o primeiro mandato na Assembleia Legislativa, em fevereiro, o futuro deputado estadual Sebastião Melo (MDB) adiantou que pretende encampar a campanha pela reativação da Loteria do Estado do Rio Grande do Sul (Lotergs). Criada em 1843, pelo então Presidente da República Riograndense, Bento Gonçalves, a Lotergs pode servir, no entendimento do ex-prefeito de Porto Alegre, como mais uma alternativa de arrecadação.

A loteria estadual deixou de operar durante a gestão do ex-governador Germano Rigotto (MDB), entre 2003 e 2006. Na ocasião, o Piratini alegou que ela não vinha garantido a rentabilidade ideal. Atrelada à Secretaria da Fazenda, a Lotergs teve os trabalhos suspensos por “inanição”.

Melo entende que, por meio da Assembleia, os trabalhos podem ser retomados, uma vez que não houve extinção formal. “Eu defendo a legalização do jogo de maneira geral, no Brasil, para que sua arrecadação seja destinada a ações sociais do governo”, defende. Um projeto semelhante já transitou na Assembleia, porém sem êxito.

Melo reconhece que o impasse pode ser judicializado, uma vez que a legislação federal questiona o funcionamento de lotéricas estaduais desde que a Caixa Econômica Federal passou a regular o tema, na década de 1990. O emedebista já vem analisando a matéria no campo jurídico e revela que uma lei federal pode validar a operação de lotéricas que foram criadas antes da Caixa. Pelo menos quatro estados mantêm loterias estaduais, lembrou o ex-prefeito.

Em busca de receitas extras, o secretário estadual da Fazenda, Marco Aurelio Santos, ressaltou ainda não ter ainda uma opinião formada sobre o tema, mas pretende levar a discussão adiante caso prospere a proposta no Legislativo. “Nós sabemos que existe um debate sobre isso. Vamos fazer um levantamento para ver se, de fato, como atividade de Estado seja pertinente [reativar a Lotergs], e quais são os valores envolvidos”, disse.