Cheia dos rios na Fronteira Oeste dificulta retorno de famílias para casa

Rio Ibirapuitã e Quaraí estão em inundação

Foto: Prefeitura de Uruguaiana./Divulgação.

O nível dos rios da Fronteira Oeste do Estado segue subindo na manhã desta quinta-feira. De acordo com a Coordenadoria Regional da Defesa Civil da região, o Rio Ibirapuitã, em Alegrete, está com 11,60m, em situação de inundação, já que a cota é de 10,80m. No município, 130 pessoas foram afetadas pelas chuvas, sendo 30 famílias desalojadas.

As famílias estão em abrigos disponibilizados por escolas da cidade. Um óbito foi registrado ontem no interior do município, em decorrência da queda de uma árvore. A partir de hoje, o Lions Clube Ibirapuitã estará recebendo doações de alimentos e agasalhos na Loja Maçônica Luz e Verdade, na rua Demétrio Ribeiro, 135, das 8h às 18h.

O Rio Quaraí, em Quaraí, também está acima do nível normal. Às 7h, estava com 9,25m, sendo que a cota é 9 metros. O Rio Uruguai, em Uruguaiana, e o Rio Santa Maria, em Rosário do Sul, seguem em situação de alerta.

O prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, decretou situação de emergência na tarde dessa quarta-feira, em razão dos estragos causados pela chuva e o forte vento. Diversas casas foram destelhadas e mais de cem árvores foram arrancadas na cidade pelos ventos de mais de 120 quilômetros por hora.