Palocci fecha terceiro acordo de delação premiada

Ex-ministro vai abordar atuação do ex-presidente Lula para interferir na entrada do fundos Petros e Funcef como acionistas da Norte Energia

Antonio Palocci. Foto: Reprodução

O ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil dos governos do PT Antonio Palocci assinou, nesta quarta-feira, o terceiro acordo de colaboração premiada, dessa vez com o Ministério Público Federal, no âmbito da Operação Greenfield, que mira desvios nos maiores fundos de pensão do país. Palocci presta depoimento, desde segunda-feira, a investigadores ligados à força-tarefa, na Procuradoria da República no Distrito Federal, em Brasília.

Na terça, o jornal O Estado de S.Paulo mostrou que, nesse acordo, Palocci vai abordar a atuação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para interferir na entrada do fundos Petros e Funcef como acionistas da Norte Energia, proprietária da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Os dois fundos, que envolvem funcionários da Petrobras e da Caixa, respectivamente, possuem 10% cada de participação na usina.

O ex-ministro já assinou um acordo de colaboração com a Polícia Federal de Curitiba no qual abordou crimes cometidos no âmbito da Petrobras.

Um segundo, fechado no fim do ano passado com a PF de Brasília e que tramita em sigilo, envolve acusações contra alvos com direito a foro privilegiado, como políticos com mandato.

Já o acordo em torno das fraudes em fundos de pensão ainda precisa ser homologado pela 10ª Vara de Brasília.