Decisão judicial garante concessão de férias a funcionários do Gamp, em Canoas

Empresa é suspeita de desvio milionário de verbas na área da Saúde

Foto: Fernanda Bassôa / Especial CP

O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) obteve liminar em benefício dos cerca de 3 mil empregados do Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp). A empresa era responsável, desde 2016, pela gestão de hospitais e UPAs que que atendem pelo SUS em Canoas.

A decisão, do juiz do Trabalho Luiz Fernando Bonn Henzel, da 3ª Vara do Trabalho de Canoas, protege o direito dos trabalhadores quanto à concessão de férias e ao pagamento de valores referentes a elas, sob pena de multa de R$ 10 mil a cada situação de  irregularidade.

A investigação começou após denúncias feitas ao MP do Trabalho. A empresa alegou, à época dificuldades no repasse de valores pelo Município e se recusou a firmar termo de ajuste de conduta (TAC), proposto pelo órgão.

O Gamp assumiu, em outubro de 2016, mediante termo de fomento com a Prefeitura, a gestão assistencial, administrativa e financeira do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, do Hospital Universitário, de duas Unidades de Pronto Atendimento (Caçapava e Rio Branco) e de quatro Unidades de Atendimento Psicossocial (Caps).

Uma investigação do Ministério Público Estadual (MPE) revelou, em início de dezembro, esquema de desvio de dinheiro mediante superfaturamento da medicação, simulação de compras e desvio de dinheiro, cooptação de agentes públicos e viagens de luxo pagas com dinheiro destinado à saúde de Canoas.

Leia mais sobre o caso:

Prefeitura de Canoas paga 13º e férias de servidores da Saúde
Denunciadas oito pessoas por fraude na gestão da saúde pública em Canoas
Canoas vai receber consultoria de dois hospitais para readequar gestão da Saúde

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile