Redação do vestibular da Ufrgs aborda adolescência e maturidade

Estudantes tiveram 4h30 para fazer a prova de Redação e responder 25 questões de Língua Portuguesa

No segundo dia de provas da UFRGS, estudantes reponderam questões de Língua Portuguesa e a prova de Redação | Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória

A prova de Redação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), aplicada na manhã desta segunda-feira, cobrou dos candidatos um posicionamento sobre adolescência e maturidade. Os vestibulandos foram orientados a dissertar a partir do texto “Os adolescentes que merecemos”, publicado pelo jornal Folha de S.Paulo em junho de 2010.

O autor do texto, o psicanalista Contardo Calligaris, conta a história da jovem Abby Sunderland, uma norte-americana de 16 anos que à época havia acabado de realizar uma viagem ao redor do mundo sozinha. Ele comenta sobre o comportamento dos pais de Abby e de outros pais que criticaram a viagem e a liberdade concedida à adolescente.

Os candidatos deveriam expor a opinião de forma clara e desenvolver argumentos que sustentassem o ponto de vista. A prova trouxe, ainda, um contexto que deveria ser considerado pelos estudantes. Na situação hipotética, o candidato foi aprovado no vestibular, está cursando, no primeiro semestre da graduação, a disciplina de Língua Portuguesa e o texto de Calligaris foi discutido em sala de aula. Nessa situação, cada aluno deveria escrever uma redação que seria lida em voz alta para os colegas.

Leia o texto que deu origem ao tema da Redação aqui.

Além da prova de Redação, os estudantes responderam a 25 questões de Língua Portuguesa. O gabarito da prova desta manhã será divulgado às 17h no site da universidade. São disputadas 4.017 vagas em 90 cursos de graduação.

Ainda nesta segunda-feira, a Ufrgs divulgou as médias e abstenção do primeiro dia do vestibular, realizado neste domingo. Foram 4.615 candidatos ausentes, representando 16,19% do total de inscritos. A média da prova de Física foi 8,1844, enquanto a de Literatura em Língua Portuguesa ficou em 11,8254. Os estudantes responderam, ainda, questões de Língua Estrangeira, as médias foram as seguintes: Inglês – 9,3872, Espanhol – 11,0851, Italiano – 12,3182, Francês – 10,8000 e Alemão – 13,1071.