Motoristas de aplicativo fazem carreata em protesto por morte de colega

Polícia investiga assassinato de Paulo Junior da Costa, enquanto trabalhava

Polícia investiga assassinato de Paulo Junior da Costa, enquanto trabalhava | Foto: Fabiano do Amaral/CP

Um grupo de 80 motoristas do aplicativo Uber realizaram uma manifestação, nesta sexta-feira, em protesto pelo assassinato de Paulo Júnior da Costa, 22 anos. A carreata passou pelas principais ruas da cidade de Guaíba, na Região Metropolitana, onde Costa morava com a família. Os carros estavam todos com fitas pretas, representando o luto pelo assassinato do colega, cujo corpo foi encontrado em Santa Catarina.

O protesto contou com a presença de familiares de Paulo Júnior da Costa. A mãe da vítima, Neiva Amador, falou aos motoristas antes de iniciar a carreata. Muito emocionada, ela disse para os profissionais preservarem a própria segurança.

Os motoristas do aplicativo reclamaram da falta de proteção no trabalho. “Nós botamos a cara a tapa todos os dias”, reclamou Jonathan Israel da Silva, de 28 anos. Entre as queixas, também estava o fato de não ser indicado o destino da viagem antes de o passageiro entrar no carro, além do fato de muitos usuários pedirem corridas para terceiros.

Os motoristas de Guaíba decidiram suspender o atendimento através do aplicativo. A paralisação não tem prazo para terminar, porém, de acordo com eles, a decisão deve ocorrer nos próximos dias. Uma nova carreata está marcada para sábado, o grupo de motoristas do aplicativo se reunirá a partir das 14h em frente ao Asilo Padre Cacique, com saída prevista para as 15h. Eles devem circular por algumas ruas de Porto Alegre e se dirigir até Guaíba, onde o enterro será realizado.

Segundo familiares, o velório de Paulo está previsto para este sábado, a partir das 7h, na capela do Narciso, no centro de Guaíba. O sepultamento do corpo está marcado para as 17h, no Cemitério de Guaíba.

Detalhes da investigação

Em coletiva de imprensa, a titular da 2ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (2ªDPHPP) de Porto Alegre, delegada Roberta Bertoldo, afirma que Paulo da Costa foi morto com disparo de arma de fogo. As investigações ainda tentam esclarecer em qual data o jovem teria sido executado, uma vez que os criminosos teriam obrigado o motorista a dirigir até Laguna na véspera do réveillon.

Conforme a delegada, Paulo atendeu uma chamada às 17h na rua do Povo, no Sarandi, em Porto Alegre. “Essa corrida teria terminado em Santo Antônio da Patrulha, conforme informações da empresa Uber. A partir dali foi feito desligamento do aplicativo”, revela. De acordo com a delegada, a dupla de criminosos tem extensa ficha criminal, com antecedentes por tráfico de drogas, homicídios, roubo e outros crimes.