Trânsito gaúcho teve 100 acidentes a mais e 10 mortes a menos que na virada de ano anterior

Foram aplicadas 12,5 mil multas, contra as 8,6 mil do ano anterior

O trânsito gaúcho teve 275 acidentes e nove óbitos, em cinco dias, no âmbito da operação Viagem Segura do Ano Novo. Foram mais ocorrências e menos mortes que na edição de 2017/2018, quando 19 pessoas perderam a vida em 175 acidentes, durante quatro dias. O balanço divulgado não leva em conta os óbitos ocorridos durante o socorro médico ou o atendimento hospitalar, computando apenas os verificados no local do acidente.

No mesmo comparativo, os órgãos de trânsito fiscalizaram e multaram mais. Foram abordados 37,3 mil veículos, contra 27 mil na edição do Reveillon passado; e aplicadas 12,5 mil multas, contra as 8,6 mil da virada anterior.

Juntos, Brigada Militar, Comando Rodoviário e Polícia Rodoviária Federal aplicaram 4.901 testes de etilômetro, mais que o dobro dos cerca de 1,6 mil do ano passado. Com isso, foram tirados de circulação 268 condutores reprovados no teste de alcoolemia ou que não quiseram soprar o etilômetro. No ano passado, haviam sido 63, na mesma época. Todos perdem o direito de dirigir por um ano, com retenção do veículo e do documento, além de pagar multa de R$ 2,9 mil.