Uso de acostamento na FreeWay pode render multa de trânsito, adverte PRF

Congestionamento é expressivo pela 290, desde o fim da manhã

O uso do acostamento da BR-290 (FreeWay) no retorno do litoral Norte é considerado infração de trânsito gravíssima e pode render multa de R$ 1.467, caso haja flagrante, neste domingo. É o que adverte a Polícia Rodoviária Federal. Além da multa, o condutor perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Até julho, quando o prazo do contrato de concessão com a Triunfo Concepa expirou, o uso do acostamento como quarta faixa na FreeWay, entre Osório e Santo Antônio da Patrulha, era uma operação administrada pelas equipes da empresa, em acordo com a PRF, a fim de desafogar a saída do litoral em datas festivas e feriadões.

O congestionamento é expressivo pela 290, desde o fim da manhã. Não há previsão exata de quando a situação possa melhorar. Essa, porém, deve ser a única virada de ano sem a concessão do trecho. O governo federal espera que o Grupo CCR, que venceu a licitação para administrar a chamada Rodovia de Integração Sul, assuma em fevereiro. O traçado abrange trechos das BRs 101, 290, 448 e 386.