Eduardo Leite toma posse como governador na tarde desta terça

Cerimônia começa às 16h, na Assembleia Legislativa, e termina no Palácio Piratini

Mais jovem eleito para comandar o Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) toma posse na tarde desta terça-feira como governador do Estado em sessão solene na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Além dos cerca de 2,5 mil convidados, o público em geral pode ter acesso à cerimônia pela esplanada do Palácio Farroupilha, com entrada por ordem de chegada. A solenidade se inicia às 16h, comandada pelo presidente da Assembleia, Marlon Santos (PDT).

Santos convidará os líderes de bancadas e partidos a se dirigirem ao gabinete da Presidência, onde buscarão Leite e o vice-governador eleito Ranolfo Vieira Junior (PTB) e os guiarão até o Plenário 20 de Setembro. Diante dos presentes, eles assinarão o termo de posse de seus respectivos cargos. Depois, às 16h45min, Leite caminhará até o Palácio Piratini, onde será recepcionado pelo chefe do cerimonial do governo.

Leite se dirigirá, então, ao Salão Negrinho do Pastoreio, onde será recepcionado por José Ivo Sartori, que transmitirá oficialmente o cargo ao sucessor. A banda da Brigada Militar tocará o Hino Nacional e Estadual, e haverá a leitura da ata da posse e discursos de Sartori e Leite. Depois, o novo governador conduzirá seu antecessor à porta principal do Palácio, onde será feita a despedida.

A etapa final da cerimônia é a posse dos 23 novos secretários de Estado. Depois, o peessedebista irá até a sacada da antessala do seu novo gabinete e fará uma saudação ao público. A posse dos 55 deputados estaduais eleitos no Rio Grande do Sul será realizada no dia 31 de janeiro, a partir das 14h, no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa.